quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Será que somos só nós?


Toda a gente se queixa da fraca qualidade das produções portuguesas de séries de ficção. Quem nunca gozou com o Max, a Floribella, Morangos com Açucar (deste aqui já tenho mais dúvidas) ? Mas depois idolatram séries americanas de qualidade idêntica, mas apenas com mais fundos de manuseamento para produção? C.S.I.? Que é isso? Ninguém se lembra do Poirot? Sherlock? Enfim...acho que já começo a ficar velho. E depois, também falam da fraca capacidade de interpretação dos actores portugueses. Porque David Caruso (Horatio Cane) é o verdadeiro expoente máximo da arte de representação. Porquê, pergunto eu na minha mais profunda ignorância, aquelas frases curtas, irritantes, a olhar para o chão e sem nexo?
Horatio Cane, o homem que tem duas certezas na vida: a morte...e os óculos de sol!

8 comentários:

Edmond Dantes disse...

Sou nacionalista,sim, e com bastante orgulho. Mas neo-nazi? FODA-SE!!

Anónimo disse...

Bem... qnto a este tópico n tenho tanto a dizer como no ultimo(axo eu! :P)...

Penso que isso se deve a mta coisa, mas principalmente a nós portugueses...

Em 1º lugar pk como falamos português todos os dias sabemos distinguir na nossa língua qndo as coisas são ou não ditas naturalmente(ou seja bem representadas) enquanto k em inglês ou brasileiro s calhar muitas coisas k são mal representadas passam-nos ao lado por n termos uma noção de como realmente se aplica a dicção das palavras dessa língua numa situação real...

2º O caché disponível em Portugal para fazer esse tipo d coisas comparado com o caché das séries internacionais k chegam até nós nem seker dão pra comparar e neste meio podem acreditar k digo-vos eu o dinheiro faz toda a diferença... e afecta desde a qualidade d imagem e d som até akeles pormenores mínimos k tornam uma coisita mediocre numa altamente aconselhável!

Tirando outras razões k entretanto m eskeci há o significado perdido "O k é nacional é bom!" K cada vez tem menos força na nossa comunidade, pk no nosso país uma coisa feita por nós pra se dizer k é aceitável tem k ser quase perfeita!

Há tb coisas k n valem nd e k são tratadas como relíkias, mas isso já era outra conversa...


Ptt!

Anónimo disse...

boas...
para começar detesto C.S.I.!!
depois claro que nem comento o valor dos Morangos com Açúcar...quanto ao Max(acho que estás a falar do cão) compreendo o que dizes, mas neste caso específico as pessoas criticam porque é uma cópia do Rex!!!e a nível de realização(não de produção)não gosto porque podiam ser mais perfeccionistas...depois digo te melhor o que é que quero dizer!!!abraço

Edmond Dantes disse...

Eu acho que vocês me interpretaram mal. Eu não estava a defender as produções nacionais! Elas são um nojo! Eu acho que as pessoas que vêm os Morangos com Açucar são vegetais ambulantes! E estava era a criticar os pseudo- intelectuais que criticam as produções nacionais ( o que eu aceito perfeitamente), mas depois veneram produções estrageiras de qualidade semelhante, ou seja, argumento medíocre e representação do mesmo nível ou ainda pior, que até parecem engraçadas devido as injecções de cpaital em produção. Mas o que faz uma série boa ou não é o argumento e a interpretação. Que morram as Floribellas e os Morangos com Açucar! Aqui fica o manifesto, quem quiser que assine por baixo...

Anónimo disse...

Vegetal ambulante?Lol.
Se uma certa pessoa q nós conhecemos lesse isto, eras um homem morto! LOLOLOLOL

Anónimo disse...

tou a ver k tens visto sic comedia

Anónimo disse...

Ena, o David Caruso está a ficar calvo... faltará pouco para ficar parecido com um roll-on...

Anónimo disse...

Resumindo, a merda está toda no capitalismo. fazem-se blogs e mais blogs a falar dos variados temas, mas se por alguma razão, e por mais estupida que possa ser, ouvimos o Francisco Louçã, a conversa vai sempre parar no mesmo sitio. É normal, a meu ver. Pena que frente a tão fracos argumentos por vezes a maioria se desligue do que realmente sente para acreditar naquilo que dito de certa maneira parece óbvio, mas que talvez com a experiência ou apenas o conchecimento (no verdadeiro sentido da palavra; se quiserem saber qual é consultem o manual de introdução à Filosofia, pois isso aprende-se no 10º ano) perdem todas as bases e tornam-se demasiado fáceis de refutar. Não me alargo, pois tenho algumas coisas a falar nos proximos comentários, que vão surgir naturalmente devido à previsibilidade dos temos que iram ser abordados.
Tudo isto para dizer que, parecem-me a mim óbvias as razões pelas quais os portugueses em geral perferem as series estrangeiras às nacionais: fraca qualidade das nacionais e superior qualidade das estrangeiras. Se uma coisa é pior que outra, em vez de escolhermos a que é má escolhemos a menos má. É isso que por vezes nos distingue dos primatas e demais animais irracionais.
Resta dizer uma coisa: ainda bem que vemos as séries estrangeiras, pois assim os produtores televisivos vão perceber que se não investirem não iram ter audiências. Investir não só capital, mas acima de tudo qualidade.

Abraço ao Super, que é o rei desta merda toda!